Home |   Quem Somos   |   Mensagem do Dia   |   Cadastro   |   Webmail   |   Links   |   Fale Conosco

O Portal da Comunhão interessado em trazer até você o melhor da internet solicita que caso você conheça algum Site sobre saúde que ache interessante clique aqui para estarmos colocando a disposição dos nossos associados. Desde já nós do Portal da Comunhão agradecemos.

 

ENTENDENDO A AIDS

Causada pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana), a Aids não costuma dar sintomas à não ser numa fase mais avançada da doença.
Ela enfraquece o sistema imunológico do ser humano, deixando-o mais vulnerável a outras doenças e à contaminação por tipos variados de vírus.
A pessoa contaminada pode demorar até dez anos para desenvolver algum sinal da doença. Isso significa que alguém aparentemente saudável pode estar contaminado e apto a transmitir o vírus. A única maneira segura de fazer o diagnóstico da infecção é pelo exame periódico de sangue.
Para pessoas consideradas do grupo de risco (usuários de drogas e pessoas com vida sexual ativa sem proteção), os médicos recomendam que os exames sejam repetidos de seis em seis meses. 
Em estágio avançado, o doente costuma manifestar sintomas de outras doenças, causadas por vírus ou bactérias que se aproveitam da fragilidade do organismo para se manifestar. As doenças mais comuns são pneumonia e sarcomas de Kaposi - Espécie de câncer de pele. 
O vírus é transmitido por meio de fluidos do corpo humano, como esperma, secreções vaginais, sangue e leite materno. Portanto, as formas de transmissão do HIV de uma pessoa contaminada para outra são relação sexual sem proteção (vaginal, anal ou sexo oral), transfusão de sangue, uso compartilhado de seringas entre usuários de droga e a transmissão da mãe para o filho (o bebê pode ser contaminado durante a gestação, no parto ou pelo leite materno). 
Vale lembrar que a contaminação se dá entre homens e mulheres e homens e homens. Até hoje, apenas um caso de transmissão de mulher para mulher foi relatado às autoridades internacionais de saúde. Acredita-se que a possível contaminação tenha ocorrido durante sexo oral com uma das parceiras menstruadas.

Portal Saúde

Segundo o último relatório da ONU(Organização das Nações Unidas)42milhões de pessoas já contraíram o vírus da AIDS em todo o mundo, e apesar de só ter crescido a uma taxa de 5%(por cento) em relação ao ano de 2001 o que mais assusta é que o índice de infectados na população feminina subiu 50%(por cento) em relação aos outros anos anteriores, parcela da população que até então tinha um índice mínimo de infecção.

Segundo relatório a AIDS matará 3,1 milhões de pessoas até o final deste ano e outras 5 milhões serão infectadas, e com o aumento da população feminina infectada aumenta o risco de bebês contraírem a doença.

O relatório destaca que o continente Africano é o mais atingido com 29,4 milhões de pessoas infectadas pelo vírus seguido da Europa Oriental e Ásia Central com 1,2 milhões e que particularmente a China e a Índia são os Paises aonde a doença mais tem se alastrado.

No Brasil temos lutado muito para não permitir que esta doença se alastre e a ONU em seu relatório faz menção a este fato dizendo que das 170mil pessoas a receber o tratamento anti-retroviral no mundo a maioria esta no Brasil e que nosso Pais tem desenvolvido diversas campanhas de prevenção contra a AIDS.

A seguir o Portal da Comunhão vai tentar ajudar você a entender melhor esta perigosa doença e mostrar aonde você pode conseguir tratamento e melhores informações em todo o território nacional, para isso preparamos esta lista de endereços eletrônicos na rede mundial:

 

Como cuidar das pessoas com AIDS.
http://www.aids.gov.br/publicacoes/cuidando.htm

Saiba um pouco mais da legislação sobre a AIDS e as DST's no Brasil.
http://www.aids.gov.br/c-geral/indice.htm

Alguns endereços aonde você irá conseguir informações sobre a distribuição de remédios para a AIDS e as DST'S no Brasil.
http://www.aids.gov.br/dispensadoras.asp

Alguns endereços de hospitais que atendem pessoas que contraíram AIDS no Brasil.
http://www.aids.gov.br/servicos.htm

Alguns endereços de serviços que atendem casos de AIDS e DST'S no Brasil.
http://www.aids.gov.br/listahiv.htm

Site da Coordenação Nacional da DST e AIDS no Brasil.
http://www.aids.gov.br

Site do Grupo de Incentivo a Vida.
http://www.giv.org.br

Site da Organização Mundial de Saúde. 
http://www.who.int 

Site da Sociedade Viva Cazuza.
http://www.vivacazuza.org.br/index.asp

 

 

 

Voltar

Quem ajudamos? | Por que acessar o nosso Portal? | Mande um e-mail.

©Copyright 2002, www.portaldacomunhao.com.br - 

Todos os direitos reservados.

Este site é melhor visualizado quando está com o monitor configurado em 1024x768.